Uma mulher com sangue tipo AB deu à luz uma criança com sangue tipo B. Dois homens reinvindicaram a paternidade. Um tem sangue tipo A e, o outro, tipo B. Considerando estes dados, a qual conclusão podemos chegar? DEMONSTRE ATRAVÉS DOS CRUZAMENTOS.
Respostas
Boa tarde!!
Como não temos garantia de quais são os genótipos dos dois homens não podemos eliminar probabilidade de exclusão paterna, pois o homem do tipo A pode apresentar o genótipo , sendo esse heterozigoto dominante ou , sendo esse homozigoto dominante. Enquanto que o homem do tipo B pode apresentar tanto o genótipo , sendo esse heterozigoto dominante, quanto o genótipo , sendo esse homozigoto dominante.
Dessa forma se houver o cruzamento da mãe cujo o genótipo é , com o homem do tipo A () ocorrerá a formação de um indivíduo cujo o genótipo será , sendo esse da tipagem sanguínea B.
Já, se houver o cruzamento da mulher com o homem homozigoto dominante (), não ocorrerá a formação de um indivíduo com tipagem sanguínea B.
Se houver o cruzamento da mulher com o indivíduo cujo genótipo é heterozigoto dominante para tipagem sanguínea B () ocorrerá a formação de indivíduos com genótipo homozigoto dominante e heterozigoto dominante para o tipo sanguíneo B.
Enquanto, se houver o cruzamento da mulher com o homem com genótipo homozigoto dominante () para tipagem B, todos os indivíduos formados com sangue do tipo B apresentarão o genótipo homozigoto dominante ().
Bons estudos!