• Matéria: Química
  • Autor: taligatinha2004
  • Perguntado 7 anos atrás


Dr. Otto Warburg da Alemanha ganhou um de seus prêmios Nobel pela descoberta de que o câncer se desenvolve em ambiente de menor quantidade de oxigênio e esse ambiente é criado quando o pH é baixo. Também é sabido que uma variação pequena do pH reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres vivos prejudiciais à saúde, como bactérias e fungos que vivem em meios ácidos, com pH abaixo de 7,0, proliferem e encontrem ambiente propício para viver. Todavia, há mecanismos de homeostase que buscam promover o equilíbrio de pH, tanto no líquido intercelular e intracelular, quanto na corrente sanguínea. Nesse contexto, discuta a bioquímica envolvida na manutenção do pH sanguíneo e intracelular.

Respostas

respondido por: thaynnaba
40

olá!

no caso em questão podemos afirmar que o sangue pode ser entendido como um solução tamponada, isto que dizer que é uma solução cujos constituintes são capazes de evitar grandes variações de pH quando a ela são adicionados ácidos ou bases.

nesse sentido, é de suma importância que o sangue tenha essa configuração tendo em vista que as alteração de ph podem causar variações bruscas no organismo, podendo levar o individuo a morte.

espero ter ajudado!

Perguntas similares