• Matéria: Filosofia
  • Autor: alissoncearamor
  • Perguntado 7 anos atrás

Explique virtude da prudência e da justiça?

Respostas

respondido por: maiamateus12p0yvdg
5

A prudência é a capacidade que algumas pessoas têm de analisar as variáveis existentes e avaliar suas possíveis consequências antes de adotar uma decisão. Normalmente é sinônimo de sensatez, moderação, cautela, maturidade e reflexão.

Muitos pensadores se referem à prudência como uma das grandes virtudes do ser humano. Trata-se de um valor difícil de forjar e que não se consegue por mera aparência, mas que está intimamente relacionado à forma de agir nos dias de hoje. É muito difícil manter a calma e ter um momento de reflexão antes de adotar qualquer tipo de decisão. A maioria dos erros cometidos está associada à falta de prudência. A precipitação, a submissão às emoções, o mau humor e a percepção de forma equivocada da realidade são sem dúvida o berço para inúmeros desacertos.

A justiça é uma virtude total, completa, pois o homem justo pode exercer sua virtude não só em relação a si mesmo, como também em relação ao próximo.

Partindo dessa premissa observa-se que a noção de justiça em Aristóteles foi o ponto de partida da maior parte das teorias elaboradas acerca da ideia Ocidental de Justiça. Nota-se seu raciocínio presente ainda hoje nos mais variados ramos da ciências jurídicas e sociais.

Sob a ótica jurídica moderna, observa-se que a Justiça em si, bem como o Direito, não são mera técnica de aplicação mecânica de norma positivadas, mas que são também técnica da equidade, da utilidade e da ordem social, segundo as virtudes da convivência humana, conforme teorizou Aristóteles.

Perguntas similares