• Matéria: Biologia
  • Autor: lilialves30
  • Perguntado 7 anos atrás

1) As pteridófitas são bastante diversas entre si, tanto em relação aos tecidos condutores e ao grau de lignificação, como também no que se refere à morfologia e reprodução e outros autores preferem incluí-las 4 divisões diferentes, como o sistema apresentado por Scagel et al (1965). Quem são as pteridófitas? Seu apogeu? Onde são encontradas? Qual o porte desse grupo?
2) Qual a distribuição das Pteridófitas?
3) A cavalinha é a planta vascular mais antiga sobrevivente na Terra pois é muito semelhante a uma planta fóssil do Devoniano, a qual pertence a que grupo?
4) Qual a importância econômica das Pteridófitas? Onde pode ser encontrada no RN?
5) Daqui a dois meses, amostras de liquens viajarão ao espaço para participar de uma experiência com a qual a Agência Espacial Européia pretende verificar se organismos vivos podem viajar de um planeta a outro “a bordo” de meteoritos. Os liquens, selecionados por terem grande resistência, ficarão dentro de um dispositivo que simulará as condições de um meteorito em movimento. (FAPESP 2016.)
a) Quais os organismos envolvidos na formação dos liquens?
b) Algumas experiências têm mostrado que, quando os organismos que compõem os liquens são separados, um tem melhor desempenho que o outro. Esses resultados têm levado ao questionamento da idéia de que os liquens são exemplos de mutualismo. Por quê?
6) Complete. Os _________ patógenos são uma das principais causas de morte entre as pessoas com o sistema imune comprometido. A maioria dos pacientes com AIDS morre por pneumonia ou outras doenças causadas por estes patógenos. A Candida albicans e outras leveduras também causam doenças graves em indivíduos com AIDS ou indivíduos que tomam drogas imunossupressoras. Além disso, vários _________ patógenos causam doenças humanas menos graves, como o pé-de-atleta ou outras micoses e dermatites. A ferrugem do trigo e uma série de doenças causadas também ao milho e aveia são decorrentes de _________ que atacam os vegetais.
7) Seres vivos importantes na decomposição da matéria, com enorme capacidade de dispersão graças à presença de esporos e que servem de matéria-prima para a extração de drogas como a penicilina, são os (as): ___________________________________________
8) Citar as características básicas dos fungos verdadeiros.
9) Que características ocorrem nos animais e são encontradas no Reino Fungi?
10) Quanto a posição taxonômica, quais categorias são utilizadas para fungos?
11) No domínio da Sistemática envolve o estudo da diversidade biológica através da sua história evolutiva. Levando em conta a metodologia sistemática podemos afirmar que:
a) No atual sistema de classificação, o domínio é considerado o mais alto nível de categorias taxonômicas.
b) no domínio Archaea é de característica procariótica, e os domínios Bacteria e Eukarya não são linhagens distintas de organismos eucarióticos.
c) as classes Zigomycetes, Ascomycetes e Basidiomycetes pertencem ao reino Fungi.
d) os Deuteromicetos são fungos que se reproduzem tanto assexuada como sexuadamente, sendo essas importantes características reprodutivas usadas na sua classificação taxonômica.
e) a Divisão Bacillariophyta é o filo mais importante do domínio Bacteria.
12) Dentre todos os reinos, o Reino Fungi é o menos estudado. Estima-se que existam 1,5 milhões de espécimes, no entanto foram descritas somente 70 mil, evidenciando o grande potencial de exploração da biodiversidade fúngica conhecida e desconhecida. Com relação às algas e aos fungos, é incorreto afirmar que:
a) O fenômeno das marés vermelhas, um sério problema ambiental, é provocado pela proliferação intensa de algas do grupo dos dinoflagelados.
b) Entre as algas, observa-se reprodução sexuada e assexuada, podendo esta última se dar por divisão binária.
c) Além de servir de alimento para praticamente todos os organismos marinhos, as algas do fitoplâncton produzem a maior parte do oxigênio da atmosfera terrestre.
d) Certas espécies de fungos são parasitas, vivendo à custa de plantas e de animais vivos. Outras espécies vivem em associações harmoniosas com outros organismos, trocando benefícios.
e) Certas espécies de fungos, como as micorrizas e os liquens, são importantes para o reaproveitamento da matéria orgânica dos seres mortos, devido a seus papéis como agentes decompositores.

Respostas

respondido por: vchinchilla22
14

Olá!

É recomendável que coloque o minimo de questões para assim poder ajuda-lo melhor a resolver suas dúvidas

1) As Plantas Pteridófitas são de tamanho médio, caracterizadas por possuírem vasos condutores, mas não possuem flores ou frutos. Eles vivem em lugares frios, úmidos e sombrios. São plantas perenes, sem desenvolvimento secundário, que alcançam até vinte metros nos trópicos e apresentam aspectos de palmeiras. Eles têm raízes reais, caules e folhas. Eles tiveram sua origem no período Devoniano, e se reproduzem por esporos. Elas são as samambaias e os equisetos.

Eles são de grande importância econômica e são usados ​​para diferentes propósitos, como elementos ornamentais.

2) Existem cerca de 13.000 espécies de pteridófitas distribuídas em todo o mundo, com exceção da Antártida e algumas ilhas. Eles prosperam principalmente em ambientes tropicais, úmidos e temperados, mas suportam bem a vida em regiões áridas.

3) A cavalinha pertence ao grande grupo das Criptógamas vasculares,   da classe quisetopsida  e género equisetum. É a planta vascular mais antiga sobrevivente Terra.

Perguntas similares