Há posição de "centro". Esse pensamento consegue defender o capitalismo sem deixar de se preocupar com o lado social, segundo alguns autores. A origem desse termo vem da Roma Antiga, que o descreve na frase In mediun itos - a virtude está no meio (fonte adaptada: ).
Considerando esta citação, leia atentamente as seguintes afirmações:
I - Em teoria, a política de centro prega mais tolerância e equilíbrio na sociedade, mas pode estar mais alinhada com a política de esquerda ou de direita.
II - A política de centro também pode ser chamada de terceira via, que idealmente se apresenta como uma superação da concepção de direita e esquerda.
III - Os adeptos do centro são considerados os mais conservadores, discordando de políticas sociais como educação gratuita e apoio aos mais pobres.
É VERDADEIRO o que se afirma em:
a.
I e II, apenas.
b.
I, II e III.
c.
I e III, apenas.
d.
II e III, apenas.
e.
II, apenas.
Respostas
Oi, tudo bom?
É verdadeiro o que se afirma em:
a. I e II, apenas.
Vamos analisar as alternativas?
I - De fato a política de centro serve como um equilíbrio, porém existem correntes ditas de ''centro-esquerda'' como também de ''centro-direita''. Esta alternativa está correta.
II - A política de centro é também conhecida como terceira via, e realmente se apresenta como uma superação de direita e esquerda, buscando um equilíbrio entre as duas. Esta alternativa está correta.
III - Os espectros mais conservadores da política estão, tradicionalmente, alinhados à direita do espectro político, e como já vimos fazer parte do centro significa superar certos valores dos dois lados e buscar um equilíbrio. Também, embora não seja necessariamente de esquerda, o centro defende sim as políticas sociais, buscando uma sociedade que possa ser tida cada vez mais como ''livre'' e ''democrática. Essa afirmativa é falsa.
Bons estudos!