A análise linguística (AL) não é um nome novo para o estudo da gramática, mas, sobretudo, uma nova maneira de se estudar a língua, englobando aspectos que antes eram desprezados. Indique a alternativa falsa sobre AL:
a.
adota a postura de romper o antigo paradigma da gramática normativa.
b.
para realizar o estudo do texto, esmiúça as características e peculiaridades do texto, levando em consideração seus aspectos constitutivos.
c.
adota a noção de que o ensino de língua deve tomar como base o texto, encarando-o como elemento crucial na comunicação humana.
d.
indica a necessidade de fixar o ensino em frases soltas, descontextualizadas do processo comunicativo.
e.
favorece uma metodologia reflexiva, que beneficia a reflexão e a observação das regularidades para então formular as regras gerais.
Respostas
Olá!
A alternativa C está correta.
Podemos aprofundar essa questão traçando um panorama histórico, pois quando a linguística passou ser introduzida no curso de Letras a partir da década de 60, suas aulas contribuíram para a expansão de educadores nos campos de educação básica e formações de professores, pois com o aumento do número da população e os avanços nos campos pedagógicos, a alfabetização se fez cada vez mais necessária assim como o letramento para as questões cotidianas como o currículo escolar.
Por fim, a gramatica tradicional tem a contribuição no campo formal enquanto a linguística passa a dialogar com todos os indivíduos, unindo os dois aspectos a língua portuguesa.
Até mais!
Resposta: D. Indica a necessidade de fixar o ensino em frases soltas, descontextualizandas do processo comunicativo.
Explicação: