• Matéria: História
  • Autor: asuhahushas
  • Perguntado 7 anos atrás

5 perguntas com resposta sobre o Brasil de 1945 a 1964

Respostas

respondido por: kaly34
0
1) Em 1945, o presidente Getúlio Vargas tomou medidas para amenizar o clima ditatorial do Estado novo. Explique:

a) que medidas foram essas;
b) porque ele tomou essas medidas;

2) Quais foram os principais pontos da campanha de Getúlio que o levou de volta ao poder em 1950?

3) Sobre o governo de Juscelino Kubitscheck, responda:

a) O que significava sua proposta de "cinqüenta anos em cinco"?

b) Podemos dizer que essa política teve,
a longo prazo, altos custos para o Brasil? Explique sua resposta.


Respostas em Baixo:

1- a) Sentido a onda liberal que tomava do país, Getúlio Vargas procurou liberar a abertura democrática... em fevereiro de 1945, o governo fixou prazo para à próxima eleição presidencial. Concedeu anistia ampla a todos os condenados políticos... soltou os comunistas que estavam na cadeia, entre os quais os líderes Luís Carlos Prestes... permitiu a volta dos exilados ao país.

b) Por que a fase áurea totalitarismo tinha passado juntamente com sua derrota na guerra... democracias venceram, por isso, Vargas, velha raposa, realizou estas mudanças... mesmo assim, foi deposto por uma junta militar.

2- Nacionalismo, defesa do capitão nacional contra o capital estrangeiro, defesa da indústria nacional.

3- Era desenvolver aceleradamente o país em cinco anos, investindo pesadamente em industrialização (através da atração do capitão estrangeiro)... em slogan estava baseado em um estudo chamado de PLANO DE METAS... Esse ideal desenvolvimentista foi consolidado num conjunto de 30 objetos ao serem alcançados em diversos setores da economia, que se tornou conhecido Programa ou Plano de Metas. Na última hora o plano incluiu mais uma meta, a 31a, chamada de meta-síntese: a construção, de Brasília e a transferência da capital federal, o grande desafio do JK, não se pode que essa fosse a primeira experiência Juscelino de governar com base num plano de desenvolvimento. Guardadas as devidas proporções, como o governador de Minas gerais de 1951 a 1955, JK já tinha eleito o binômio energia e transportes como metas de desenvolvimento para a sua gestão.

O governo JK gastou demais e para implantar seus objetivos pediu muito dinheiro no exterior, e emitiu muita moeda... isso gerou inflação e uma dívida externa enorme...
Perguntas similares