Respostas
A donovanose, também conhecida por granuloma inguinal ou granuloma venéreo, é uma doença infecto-contagiosa causada pela bactéria Klebsiella granulomatis, anteriormente conhecida por Donovani granulomatis e Claymmatobacterium granulomatis, caracterizada pela presença de caroços ou feridas que sangram facilmente principalmente na região genital.
A melhor forma de prevenção da donovanose é por meio do uso de preservativo durante as relações sexuais. No entanto, no caso de lesões na região inguinal ou perianal, é importante consultar o médico para que seja feito o diagnóstico e se inicie o tratamento, já que as bactérias estão presentes na lesão.
Sintomas da donovanose
A donovanose se manifesta a partir dos seguintes sintomas:
Caroços ou feridas na região genital, inguinal ou perianal;
Feridas ou caroços de aspecto vermelho vivo, que crescem e que podem sangrar facilmente;
Presença de úlcera;
Ferida com aspecto bem definido e que não dói.
Os sintomas podem surgir entre 30 dias e 6 meses após a infecção pela bactéria e por isso a procura pelo tratamento pode demorar, o que pode piorar a infecção e, até mesmo, facilitar a entrada de outros microrganismos no corpo e dar origem a uma infecção sanguínea.
O tratamento para a donovanose é feito de acordo com a orientação médica, sendo normalmente recomendado o uso de antibióticos, como:
Doxiciclina por no mínimo 3 semanas;
Sulfametoxazol/ Trimetoprim, no mínimo 3 semanas;
Ciprofloxacino, até que não sejam mais possível identificar a Klebsiella granulomatis;
Tianfenicol granulado, até que não haja mais indícios da bactéria;
Eritromicina por no mínimo 3 semanas.