• Matéria: Física
  • Autor: rmp222958
  • Perguntado 7 anos atrás

(UDESC 2008)Em Santa Catarina, as residências recebem energia elétrica da distribuidora Centrais Elétricas de Santa Catarina S. A. (CELESC), com tensão de 220 V, geralmente por meio de dois fios que vêm da rede externa. Isso significa que as tomadas elétricas, nas residências, têm uma diferença de potencial de 220 V. Considere que as lâmpadas e os eletrodomésticos comportam-se como resistências. Pode-se afirmar que, em uma residência, a associação de resistências e a corrente elétrica são, respectivamente: A) em série; igual em todas as resistências. B) em série; dependente do valor de cada resistência. C) mista (em paralelo e em série); dependente do valor de cada resistência. D) em paralelo; independente do valor de cada resistência. E) em paralelo; dependente do valor de cada resistência.

Respostas

respondido por: lucianakawaii
91
e) em paralelo; dependente do valor de cada resistência.
respondido por: gabrielamorip
2

Nas residências em que as tomadas elétricas têm uma diferença de potencial de 220 V a associação de resistências e a corrente elétrica são, respectivamente: em paralelo; dependente do valor de cada resistência (letra E).

Voltagem e corrente elétrica

A voltagem consiste na diferença de potencial elétrico (d.d.p) entre dois pontos de um circuito. Assim, as redes elétricas fornecem uma d.d.p às residências, a qual permite que os aparelhos eletrônicos, ao serem ligados na tomada, tenham uma corrente elétrica passando por eles.

No caso das residências em geral os dois fios que vêm da rede externa geram uma voltagem de 220 V ou 110V. Logo, a associação de resistências, as quais consistem em aparelhos eletrônicos, encontra-se em paralelo, pois estão submetidas ao mesmo valor de d.d.p. Por outro lado, a corrente elétrica depende da resistência de cada aparelho, não sendo fixa para todos.

Outra questão sobre voltagem:

https://brainly.com.br/tarefa/22725755

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares