Respostas
Gregor Samsa, personagem principal da trama, é um dedicado e jovem caixeiro que sustenta os altos padrões de vida de sua família; mãe, pai e irmã.
Quando ocorre a metamorfose, e ele se transforma num inseto gigante, de aparência asquerosa e assustadora. É isolado em seu quarto por seus familiares, que esperam apenas sua morte e precisam, agora, trabalhar para sustentar um padrão de vida bem mais baixo.
Analisando a crítica de Kafka, de forma não literal, Gregor jamais se transformou num inseto. Se transformou no homem que desejava ser, mas que a sociedade abominava, assim como um inseto. Podemos perceber uma clara crítica ao capitalismo, aos mandos e desmandos dos patrões, das imposições morais e sociais que o aprisionam (a Kafka) e impedem seu livre-arbítrio.
O livro conta a história de Gregor Samsa – um caixeiro viajante que transforma-se em um inseto nojento. A narrativa já começa com a transformação do personagem, deixando todo o contexto para depois. A frase que inicia o livro já é clássica: “Certa manhã, ao despertar de sonhos intranquilos, Gregor Samsa encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”.
A partir disso, a história é narrada com um realismo inesperado que associa o inverossímil e o senso de humor a tudo o que é grotesco, trágico e cruel na condição humana.
Gregor era quem sustentava a família financeiramente, sendo o único que trabalhava. Não gostava de seu trabalho, mas o mantinha por causa do pai, da mãe e da irmã. Porém, depois da transformação, Gregor não é mais uma salvação, mas torna-se um problema e uma vergonha para a família.