Respostas
Oi, tudo bom?
Primeiro é interessante destacar que em um primeiro momento a burguesia ajudou a consolidar o poder absolutista, pois era do seu interesse que houvesse um Estado nacional forte que pudesse proteger e promover os seus interesses comerciais.
Porém, passado esse primeiro momento a burguesia não se contentava mais somente com o poder econômico dos Estados. Era preciso também obter o poder político e expandir cada vez mais as suas riquezas. Um rei absolutista detinha todo o poder do Estado em suas mãos, negando direitos civis e liberdades aos seus súditos, e isso incluía também, por vezes, os burgueses. Contra esse absolutismo a burguesia apoiou o Iluminismo, que foi um movimento filosófico muito atuante na Inglaterra e França, que apoiava diretamente os interesses burgueses: direito à propriedade privada, separação entre o Estado e a Igreja, liberdade política, etc.
Vencido o absolutismo a burguesia teve o caminho livre para governar os Estados e promover o capitalismo, um sistema socioeconômico que beneficiou enormemente essa classe social.
Bons estudos!