• Matéria: ENEM
  • Autor: srakarine6
  • Perguntado 7 anos atrás

Quais as principais vantagens e desvantagens para uma empresa do setor financeiro adotar programas de compliance e governança corporativa? Na sua opinião, estes programas deveriam ser adotados universalmente, ou há situações em que as desvantagens poderiam superar as vantagens? Justifique, se possível com exemplos.

Respostas

respondido por: eduardobarbozas2
4

Programas de compliance


Prós: Adotar medidas que auxiliem as autoridades a combater os crimes de lavagem de dinheiro e corrupção, envolvendo, especialmente políticos e empresários. e além disso contribui para acompanhar as constantes mudanças no mercado regulador.


Contras: A falta de adoção ao sistema de complaince, pode trazer problemas desnecessários, como perdas financeiras, matrimoniais,de mercado e muitas outras.

Obs: O  verto to complay, significa estar de acordo com uma regra, daí a origem de complaince.

Governança cooperativa


Prós:

Valorização da marca e imagem da empresa.

Manutenção do valor da marca a longo prazo.

Descentralização da decisão de medidas estratégicas e mais transparência em sua motivação.


Contras: Risco de sucumbência ao mundo empresarial

Resistência as novas práticas de gestão.



A adoção do sistema complaince possui mais vantagens do que desvantagens e deve ser adotada universalmente pois assim é aprimorado aos crimes de natureza, evitando o desvio de dinheiro ilícito para os chamados paraísos fiscais ( lavagem de dinheiro) e dando maior segurança jurídica ao sistema econômico mundial.


Já, a adequação ao sistema de governança corporativa, é mais complicada uma vez que a governança se torna ausente.

Exemplo no Brasil, empresas como Sadia e Aracruz, registraram perdas como derivativos, principalmente por essa falta de governança.  Entretanto, após as crises de 2000 e 2008, os benefícios da governança cooperativa se tornaram mais claros.


O exemplo positivo foi a mostra de importância após a falência da empreson Enron, nos Eua, uma maiores empresas no segmento de energia nesse país citado anteriormente.

Em suma, a governança cooperativa pode ser boa sim desde que seja bem feita, além disso ela vem tomando cada vez mais proporção no cenário empresarial ao redor do mundo.


Espero ter ajudado.

Perguntas similares