Qual a relação entre o preconceito no futebol brasileiro no início do século XX e o fraco desempenho das seleções que representam o Brasil nos primeiros mundiais em 1930 e 1934
Respostas
Oi, tudo bom?
O futebol chegou da Inglaterra ao Brasil como um esporte de elite, praticado somente nos clubes particulares das grandes capitais. Vale destacar também que o racismo era muito mais forte no início do século XX do que é hoje. Dessa forma, pode-se dizer que futebol não era esporte de pobre, e como a maioria dos pobres no Brasil são negros, consequentemente também não era esporte de negro.
Assim fica fácil perceber que o preconceito no futebol brasileiro do século XX era gritante, sendo os jogadores profissionais somente brancos de classe média para cima. Isso impediu que excelentes jogadores pobres e/ou pretos jogassem futebol profissionalmente, e então eles também não alcançavam a seleção brasileira. Os times que representaram o Brasil nos primeiros mundiais em 1930 e 1934 não demonstravam a total capacidade do futebol brasileiro, pois excluía muitos dos seus melhores jogadores do time. Após décadas de luta pelo reconhecimento dos negros no esporte, o Brasil tornou-se pentacampeão da competição, sendo muitos dos seus principais nomes justamente jogadores negros, como Pelé, Garrincha e Romário.
Bons estudos!