Respostas
Resposta:
A economia da Oceania está centrada basicamente na Austrália e na Nova Zelândia, em função do fato de esses dois países, juntos, comporem mais de 90% do continente e serem as duas únicas nações desenvolvidas da região.
Austrália e Nova Zelândia possuem alto grau de desenvolvimento socioeconômico, estando entre os países mais ricos e com melhor qualidade de vida do planeta. Essas duas nações apresentam forte industrialização e agropecuária altamente mecanizada. Os outros países apresentam economia com pouca expressividade, baseada na agricultura. O turismo é desenvolvido em praticamente todos os países.
A Austrália é o maior país da Oceania, tanto em território quanto em população (aproximadamente 70% da população do continente), além de possuir a economia mais bem desenvolvida do continente. A produção primária, agropecuária e extração mineral, possui grande importância na economia australiana. A agropecuária possui uma forte mecanização, o que aumenta a produtividade agrícola, e exporta principalmente produtos como tabaco, vinho e trigo, sendo um dos maiores produtores deste último e produtos derivados. Os principais rebanhos da Austrália são os ovinos, caprinos e bovinos. A extração mineral é o carro chefe da economia australiana. Minérios como a bauxita (maior produtor mundial), para produção de alumínio, cobre, ferro, níquel e ouro são as principais exportações do país, além de outros com menos impacto econômico. A indústria australiana é bem diversificada, com produção de produtos alimentícios, indústria química, metalurgia, siderurgia e petroquímicas sendo as principais indústrias do país. O turismo tem uma grande importância na economia, principalmente o turismo de estudos, sendo um dos principais destinos pra quem deseja fazer um curso no exterior.
A Nova Zelândia mudou sua economia nos últimos anos, passando de uma economia dependente da agropecuária para uma economia diversificada. A agropecuária ainda representa uma importante fatia da economia neozelandesa, principalmente o rebanho ovino e exportação de kiwi, além da pesca, da silvicultura, produção de peixes e frutos do mar, e do plantio e extração de madeira – exportadas principalmente para países asiáticos. No setor secundário, observamos uma forte indústria de base, com siderúrgicas e metalurgia, além da produção de petróleo. O turismo, assim como na Austrália, possui uma grande importância na economia do país.
Explicação: