B) Qual a relação entre as camadas e o efeito estufa
C) qual e a importancia da previsão do tempo para agricultura
D) como a tecnologia auxilia na previsão do tempo
E) cite algumas diferenças do clima em uma região proxima ao litoral e a outra regiao no planalto central
F) como uma desmatado pode contribuir para a alteração do clima naquela aréa
gente isso e ciencias me ajuda amanha e prova de recuperação
gente respondeeeeeeeeeeeeeeeeeee
Respostas
B) O efeito estufa causa o aquecimento global que causa a destruição da camada de ozônio.
C) Parte do planejamento de cultivo é baseado na previsão do tempo. Isso pode variar de cultura para cultura. Para o plantio são necessárias as chuvas para germinarem as sementes. No manejo, a quantidade e frequência das chuvas influenciam na maior ou menor incidência de pragas, bem como na eficácia dos tratamentos. Para a colheita, as chuvas atrapalham e influenciam na umidade do grão (o que é avaliado em algumas culturas). Há ainda, para algumas culturas, questões como granizo e temporais que podem danificar as plantas.
D) A previsão do tempo é a aplicação da ciência e tecnologia para fazer uma descrição detalhada de ocorrências futuras esperadas na atmosfera num certo local. A previsão do tempo inclui o uso de modelos objetivos baseados em certos parâmetros atmosféricos, e a habilidade e experiência de um meteorologista.
F) Segundo observações publicadas, amplas regiões na porção oriental da Amazônia, justamente a região mais afetada por desmatamento e degradação florestal, já sofrem com a expansão na duração do período seco, redução das chuvas totais no ano e mesmo extinção de chuvas no período seco, o que torna áreas ainda preservadas de floresta suscetíveis à degradação pela invasão de fogo a partir de áreas ocupada. A extensão na duração e intensidade da estação seca tem consequências diretas sobre a agricultura, já que diminui a água disponível no solo, prejudicando a produção. O pior é que essa parece ser uma tendência de progressão do clima, um cenário com potencial de danificar até a safra principal em regiões produtoras de grãos como no norte do Mato Grosso.
As florestas nativas influenciam o clima de diversas e poderosas formas. Descrevo detalhadamente no relatório O Futuro Climático da Amazônia cinco efeitos conhecidos, a saber: a intensa transpiração das árvores condiciona e mantém a alta umidade atmosférica; os compostos orgânicos voláteis emitidos pelas folhas - os cheiros da floresta -, participam de forma determinante como sementes no processo de nucleação das nuvens e geração de chuvas abundantes; a condensação atmosférica do vapor transpirado pelas plantas rebaixa a pressão sobre a floresta, que, menor que aquela sobre o oceano, funciona o ar úmido para dentro do continente; o efeito de bombeamento atmosférico realizado pela floresta propele rios aéreos de umidade que transportam água, alimentando chuvas em regiões distantes do oceano; e o dossel rugoso da floresta freia a energia dos ventos, atenuando a violência de eventos atmosféricos.