Respostas
Oi, tudo bom?
O nacionalismo é um conjunto de ideias e ações que valorizam uma nação, país ou Estado. Em resumo, ser nacionalista é querer o progresso para a sua nação, e lutar de alguma forma por isso.
O Estado Novo foi uma espécie de ditadura fascista aos moldes brasileiros, implantada por Getúlio Vargas entre 1937-1345. Uma das características dos governos fascistas é justamente o nacionalismo, uma constante valorização da pátria, do hino, da bandeira, dos símbolos nacionais, etc. Essa prática funciona para estimular a população à seguir os caminhos do governo. Dessa forma o ''povo'' pensa que os governantes só estão fazendo o bem para o país, e consequentemente o apoiam.
Durante o Estado Novo, Vargas centralizou o poder, com a ''desculpa'' de que isso engrandeceria o Brasil; controlou os meios de comunicação, que censuravam grupos de oposição e transmitiam músicas e notícias favoráveis ao governo e ao país; valorizou a cultura brasileira, ao reconhecer a capoeira como esporte nacional, por exemplo; lutou contra estrangeiros que queriam dominar o petróleo brasileiro, o que ''valorizou'' a sua luta nacionalista e garantiu direitos aos trabalhadores, o que fortaleceu a sua posição como ''amigo da Pátria''. Esses são alguns exemplos de como Vargas usou o nacionalismo como tática de governo durante a sua primeira passagem como chefe de Estado.
Bons estudos!
Nacionalismo é a exaltação dos valores e da cultura de uma nação. Durante o governo de Getúlio Vargas o nacionalismo foi exacerbado com a influência contemporânea do nazifascismo europeu, com quem inicialmente Vargas flertava, pouco antes da Segunda Guerra Mundial