• Matéria: Sociologia
  • Autor: secthiagoviana
  • Perguntado 7 anos atrás

“Sahlins [...] não deixa de propor uma ‘economia global’, mas muito diferente da ‘globalização’, exatamente por incluir a perspectiva das sociedades não capitalistas. [...] os contatos entre o "ocidente e o resto" [...] moldaram tanto a história dos povos colonizados, como a do capitalismo”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LANNA, Marcos. Sobre Marshall Sahlins e as "cosmologias do capitalismo". Mana, Rio de Janeiro , v. 7, n. 1, p. 117-131, Abr. 2001, p. 118. Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia sobre o antropólogo norte-americano Marshall Sahlins a respeito do capitalismo, assinale a alternativa correta. A Aponta para o fato de que o capitalismo também é transformado por esquemas culturais locais. B Não acredita que é possível o diálogo entre a ordem econômica mundial e esquemas culturais locais. C Aponta para absorção integral dos esquemas culturais locais pela ordem econômica mundial D Destaca a desestruturação pacífica das ordens culturais locais, promovida pelo sistema mundial. E Considera que as regiões produtoras de matérias primas são alienadas de seus esquemas culturais, sendo cópias das culturas estrangeiras. A B B D D

Respostas

respondido por: winederrn
4

Ciao, amigo(a)!

De acordo com as ideias de Marshall Sahlins, o Sistema Capitalista é capaz de se misturar a outras pequenas culturas existentes ao redor do globo terrestre.

Por outro lado, as pequenas culturas também são capazes de influenciar o Capitalismo. Isso acontece quando os grupos sociais preservam os seus símbolos culturais (músicas, danças, comidas, vestimentas) e trocam relações comerciais (como as exibições artísticas, que fazem parte da Indústria Cultural) com outros povos.


Gabarito:

"A Aponta para o fato de que o capitalismo também é transformado por esquemas culturais locais".


Se tem alguém capaz de conquistar o objetivo, esse alguém é você.


secthiagoviana: Resposta: A“[...] o capitalismo não penetra em cantos longínquos do planeta sem sofrer alterações. Em um artigo, denominado “Cosmologias do capitalismo: o setor transpacífico do sistema mundial”, publicado pela primeira vez em 1988, Sahlins demonstrou como o capitalismo era interpretado de formas diferentes segundo esquemas culturais locais. Ao passar pelo filtro cultural, o sistema mundial seria modificado e assumiria diferentes significados, adquirindo tonalidades locais.” (livro-base, p.190)
Perguntas similares