1) qual evento estimulou os movimentos de independência da América espanhola ?
2) a transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, acelerou transformações que favoreceram o processo de independência. Quais foram essas transformações ?
Respostas
1) O principal evento que estimulou os movimentos de independência da América Hispânica (Espanhola) foi a perda de autoridade do governo espanhol com suas colônias perante a ascensão Napoleônica. A Espanha, por ter desrespeitado o Bloqueio Continental imposto pelo líder político e militar francês, Napoleão Bonaparte, foi invadida e perdeu momentaneamente seu poder sobre as colônias, onde essas, se apropriando desse momento, iniciaram os movimentos de independência.
Não pode-se esquecer de que apenas perante as diversas lutas populares que a independência da América Espanhola foi garantida. Esta, influenciada pelo notório anti-autoritarismo metropolitano sobre as colônias, onde a pesada rotina do trabalho escravo ainda existia, e também pelo auge das idéias iluministas que pregavam a liberdade e a igualdade.
2) A chegada da Família Real ao Brasil iniciou um conjunto de ações que enfraqueceram o poder da metrópole sobre a colônia. Portanto, pode-se admitir que o governo de Dom João VI, sediado no Brasil, impulsionou uma série de ações que culminaram na independência, liderada por Dom Pedro I.
Uma dessas transformações foi a série de Tratados Comerciais, que permitiram transações comerciais do Brasil com outros países, desenvolvendo a autonomia brasileira, assim também como a economia. Outras transformações foram as sociais, com introdução de outras classes, e as políticas, com mudanças significativas no governo.
Apesar do processo de independência ser fundamental para o Brasil, isso não teve mudanças significativas, pois a elite ainda dominava a política e com a independência, estes garantiram os próprios interesses.