• Matéria: História
  • Autor: lalafernandes14
  • Perguntado 7 anos atrás

Explicar como era a sociedade colonial brasileira quanto a: a) senhores de engenho b) Escravos C) mulheres

Respostas

respondido por: lauraliviasilva
3

A sociedade Brasileira não  era tão diferente quanto a epoca , de uma certa forma hoje temos direitos os quais á alguns anos atras não tinha principalmente com essas pessoas que vc descreve.

Senhores de Engenho :  possuíam poder social, familiar, político e econômico. A casa-grande, habitação dos senhores de engenho e sua família, era o centro deste poder. Este grupo social tinha forte influência nas Câmaras Municipais, principal polo de poder político das cidades na época colonial.

Homens livres : eram em sua maioria funcionários assalariados do engenho (capatazes, por exemplo), proprietários de terras sem engenho, artesãos, agregados e funcionários públicos.

Escravos : formavam a base dos trabalhadores nos engenhos de açúcar. Tinham como origem o continente africano, sendo comercializados no Brasil. Era o grupo mais numeroso da sociedade açucareira. Em função das péssimas condições em que viviam, dos castigos físicos e da ausência de liberdade, possuíam baixa expectativa de vida (no máximo até 35, 40 anos). Resistiram à escravidão através de revoltas e fugas.

Mulheres :  Sua função na Economia

O caráter colonial da presença portuguesa no Brasil do século XVI se impõe de modo particular sobre as mulheres, sobretudo a indígena a mais afetada de todas, neste início – condicionando também as mulheres africanas e as portuguesas.

Sua ação em relação às mulheres se faz particularmente ativa em todo o campo da organização da família nas condições dadas na sociedade colonial. A Igreja irá desdobrar-se em iniciativas e medidas para assegurar o estabelecimento da sociedade familiar nos moldes vigentes na organização familiar patriarcal européia. Sem grande sucesso, é preciso reconhecer. Como tem sido sobejamente demonstrado na historiografia mais recente da sociedade colonial

No início da colonização, a situação das mulheres vindas de Portugal era muito confortável, frente à opressão que viviam as mulheres européias daquele período.

Fato este que se justifica pelo número bastante reduzido de mulheres na colónia, deste modo as que lá viviam eram bastante valorizadas. Entretanto, com a colonização definitiva do Brasil, esta situação veio a mudar, isso porque os portugueses trouxeram para o Brasil a igreja para organizar e dar regras à sociedade.

Deste modo, a igreja impôs às senhoras uma nova conduta que lhes tirava a liberdade em que viviam anteriormente e lhes sujeitava a um confinamento caseiro.

As escravas  :

Ao falar da condição da mulher na sociedade colonial, vemos que diversas obras apenas enfocam a supremacia determinada por uma sociedade de traço patriarcal. De fato, grande parte das mulheres estava subordinada ao mando de seus pais, maridos e mães. Muitos documentos descreviam episódios de agressão, clasura e perseguição. No entanto, devemos também revelaraa participação das mulhereres de outras formas que escapam da lógica da dominação.


espero ter ajudado <3

Perguntas similares