um recipiente de volume N moléculas de h2, com um certo valor de v*2, a uma pressão de 1,2 atm. Supondo que o valor de v*2 não se altere, diga qual será o valor da pressão do gás em cada um dos casos seguintes:
a) mantém-se o valor de v, e mais N moléculas de h2 são introduzidas no recipiente
b) Aumenta-se o volume para 2v, mantendo-se o número de moléculas igual a 2n
c) Mantém-se o volume v e substitui-se o h2 por N moléculas de he ( massa atômica=4.u.m.a.)
me ajudem por favor
Respostas
Olá!
Para resolvermos esta questão precisaremos da Lei dos Gases, que estudamos em termodinâmica: pV = nRT
a) Ao manter o valor de volume constante e aumentando +N moléculas de H₂, precisamos que a pressão também aumente com um valor +N, já que a nossa equação dos gases é uma igualdade, então se de um lado temos o aumento foi de +N VEZES (do lado nRT), do outro também precisará ter a mesma proporção.
Então a pressão deverá aumentar +n vezes também, ficando 1,2*N.
b) Seguindo a mesma ideia da letra A, se dobramos o volume (mantendo n constante), para manter a proporção dos dois lados a pressão precisará cair pela metade. O que faz sentido se você pensar que tem um gás confinado e aumenta o volume que ele ocupa, ele exercerá uma pressão menor. Portanto aqui p = 0,6 atm.
c) Aqui temos V constante, e mudamos a espécie por uma que tem o dobro do peso (ou seja, ocuparia o dobro do espaço). Portanto para manter o equilíbrio a pressão será dobrada. Logo, p = 2,4 atm.
Espero ter ajudado!