Respostas
Resposta:
Tem várias aplicações, por exemplo: na conta de água, de energia, de telefone, em cobranças da estadia de um automóvel em estacionamento, etc
Por exemplo, a conta de água tem uma tarifa básica, ou seja, se você consumir 13 m³ somente, então so pagará o valor da tarifa básica. Isso te auxilia a te policiar para não exceder os 13 m³ de água, e, dessa forma pagar um valor bem maior do que o esperado.
Na conta de luz, é o mesmo que foi explicado na conta de água, cada consumidor tem o direito de pagar a tarifa básica se, apenas consumir a quantidade máxima em kw/h permitida para essa tarifa. Assim, você irá se policiar para não gastar energia à toa e ter que pagar um valor extrapolado de sua conta de energia.
No estacionamento, por exemplo, é fixado um valor prévio pela primeira hora em que seu veículo estiver ocupando aquela vaga. A partir da segunda hora, costuma-se cobrar um valor fracionado para cada hora a mais, nas quais o seu veículo estiver no estacionamento. O bom disso, é que você mesmo pode controlar o tempo em que ocupará a vaga do estacionamento, você sabe quanto tem no seu bolso kkk.
Explicação passo-a-passo: