Em " Figado tem 5000 funções vitais, aprenda a cuidá-lo" qual passagem está em desacordo com a norma padrão?
Respostas
Boa tarde, Meiriam! Segue a resposta com alguma explicação.
No período "Fígado tem 5000 funções vitais, aprenda a cuidá-lo", a passagem que está em desacordo com a norma padrão é "...aprenda a cuidá-lo".
Justificativa:
O verbo cuidar, principal da locução verbal aprenda a cuidar, foi utilizado indevidamente como transitivo direto, com o pronome oblíquo de terceira pessoa "o" atuando como objeto direto, em substituição ao substantivo "fígado" mencionado na oração anterior.
O aludido verbo é transitivo indireto, ou seja, para ter sentido completo exige um complemento (objeto indireto) iniciado por preposição, neste caso a preposição "de". E justamente por exigir complemento indireto, não se pode utilizar o pronome oblíquo "o", porque sua função sintática é restrita a objeto direto.
Diante do exposto, a redação correta do período, com as mudanças de transitividade e de pronome oblíquo, é:
Fígado tem 5000 funções vitais, aprenda a cuidar dele. (O pronome oblíquo ele (em dele = prep. "de" + pronome oblíquo "ele"), ao contrário de "o", é usado exclusivamente como objeto indireto, portanto, terá sempre ao seu lado uma preposição.)
Espero haver lhe ajudado e bons estudos!
"cuidá-lo". O verbo cuidar exige como argumento interno um sintagma preposicionado (cuidar DE que?)
O pronome oblíquo "lo", alomorfe de "o", só pode preencher um sintagma nominal, jamais um preposicionado. Podemos usar como sintagma preposicionado o pronome lhe (arcaico) ou a forma "dele (de + ele) "