• Matéria: História
  • Autor: Adriele2017
  • Perguntado 7 anos atrás

o poder do governante absolutista foi justificado,por alguns pensadores, por sua "origem divina" ou pelo "contrato social". Explique cada um.

Respostas

respondido por: Sarahosanaesteves92
4
sua origem divina era porque eles falavam que Deus que tinha escolhido eles pra ser rei, o reino deles eram passado de pais para filho
respondido por: Couldnt
7

O poder absolutista foi, em primeira instância, justificado pela religião, onde o Rei é um representante de Deus na terra, absoluto , e essa condição era vitalícia e hereditária.

No entanto, o Absolutismo foi também idealizado por Thomas Hobbes como parte de um contrato social necessário que nos dividiria do Estado primitivo das coisas, o Estado de Natureza onde "o Homem é o lobo do homem". Assim, o Contrato Social garantiria Ordem, paz e direito à propriedade aos homens e em troca, o poder absoluto ao rei. Deve-se frisar que o absolutismo nesta ideia é completamente distante da Religião, O regime absolutista não é justificado por qualquer razão religiosa, mas pelo simples Pacto social e pelo temor da volta do Estado de Natureza.

Perguntas similares