9. De acordo com Lück (2009),a escola não é como se gostaria que fosse, e sim o resultado do embateentre cidadania e anomia, entre idealizações e concretude, entre necessidadessociais e interesses individuais, entre deveres e direitos, entre demandas exteriores e possibilidades interiores. Em suma, um embate entre aquiescências e divergências,entre conformismos e resistências.Dessa forma, a gestão do cotidiano escolar pressupõe alguns aspectos, EXCETO: As regularidades praticadas em seu interior, revelando as possibilidades de diminuir as contradiçõese discrepâncias entre realidade e proposições. Uma gestão sem medo de enfrentar suas limitações, como condição para a realização de suapotencialidade educacional. A atuação de uma gestão democrática no sentido de fazer diminuiro espaço da contradição e da diversidade; a partir da explicação dos significados por trás das falas; ações e omissões que ocorrem na escola. A percepção da gestão democrática como espaço de troca de conhecimentos e de saberes rígidos e intocáveis, sem o envolvimento e participação da comunidade.
Respostas
A segunda alternativa está incorreta.
Bem, a gestão democrática na organização da escola deve partir de uma série de iniciativa externas e internas para que o ambiente da instituição se torne cada vez mais equilibrado e propício para o conhecimento.
Deste modo, o a instituição escolar deve auxiliar em questões como a organização e o funcionamento da instituição, assim como a busca pela participação de todos os funcionários (em suas respectivas funções) para a preservação do espaço, o acompanhamento das ações educacionais;
E por fim, avaliar o desempenho dos alunos para a criação de estratégias que melhorem seu desempenho.
Valeu!
Resposta:
A percepção da gestão democrática como espaço de troca de conhecimentos e de saberes rígidos e intocáveis, sem o envolvimento e participação da comunidade.
RESPOSTA VERIFICADA