Acerca da formação educativa por competências está(ão) correta(s) as seguinte(s) afirmativa(s): I - implica uma ruptura com alguns conceitos e práticas educacionais tradicionais; II - pressupõe inovação em busca de metodologias ativas centradas no professor; III - o professor passa a ser o mediador do processo de aprendizagem, pois é a ponte entre o conhecimento e seu aluno.
Respostas
Olá!
Todas estão corretas.
A formação educativa por competências utiliza o aluno como parte de um processo formador amplo, que não se limita apenas ao espaço escolar.
Por isso, podemos destacar as competências da Base Nacional Comum Curricular, onde temos:
O conhecimento;
O Pensamento científico, crítico e criativo;
O repertório cultural;
A comunicação;
A cultura digital;
O Trabalho e Projeto de Vida;
A argumentação;
A Autoconhecimento e auto cuidado;
A empatia e a cooperação;
E por fim, a Responsabilidade e cidadania.
Sabendo disso, podemos escolher dentre essas competências a empatia e a cooperação para explicar o processo participativo, onde é importante que todos os indivíduos presentes no grupo venham a elaborar questões coletivas para realizar suas tarefas, o que possui relação direta com o objetivo da base que é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar.
Até mais!
Colega, a resposta correta é a (As alternativas I e III estão corretas).
I - implica uma ruptura com alguns conceitos e práticas educacionais tradicionais;
III - o professor passa a ser o mediador do processo de aprendizagem, pois é a ponte entre o conhecimento e seu aluno.
A formação por competências requer o uso de metodologias ativas centradas no aluno e não no professor, porque este último não vai transferir conhecimento, mas sim preparar situações pedagógicas que exijam do aluno participação ativa e desenvolvimento de habilidades conceituais, procedimentais e atitudinais.
A formação educativa por competências pressupõe a ruptura com alguns conceitos tradicionais cartesianos e implica mudança de foco com inovação de metodologias que enfatizam a figura do aluno, e não a do professor.
Espero ter ajudado!