1. Quando o advogado anuncia joao paz como testemunha, há uma troca de olhares entre inocencio e seu filho. Quem desvia o olhar primeiro? Qual a causa desse desvio de olhar?
-----------------------------------------------------
2. Ao apresentar joao paz aos cidadãos de antares, Cícero faz o uso de uma ironia para se referir ao estado em que joao se encontra. Que ironia é essa?
Respostas
Olá!
Pelo texto descrito, trata-se do romance: Incidente em Antares, escrita por Érico Veríssimo.
1) Quando o advogado anuncia João Paz como testemunha, há uma troca de olhares entre inocencio e seu filho.
"Inocêncio Pigarço estremece e olha automaticamente para o filho. Desta vez os olhares de ambos se encontram. Inocêncio é o primeiro a desviar o seu"
A troca de olhares, entre eles denota a preocupação pela aparição de João Paz, Inocêncio é o primeiro a desviar o olhear, porque fica bravo com seu filho, porque o homem ainda está vivo.
2. Ao apresentar João Paz aos cidadãos de antares, Cícero faz o uso de uma ironia para se referir ao estado em que joao se encontra.
Cícero Branco, ao apresentar João Paz aos cidadãos de antares diz: "podem ver agora em plena luz meridiana a "operação plástica" que o delegado Inocêncio Pigarço e seus carrascos fizeram na cara e no corpo deste moço"
A ironia é feita pelas mudanças notáveis na aparência física que tinha João Paz, e que foram produzidas pelas torturas como feitas por exemplo, pontas de cigarros acesos, na primeira fase do interrogatório