Respostas
O termo saúde mental abrange a capacidade do individuo em se relacionar com a sociedade de maneira natural e desenvolver suas capacidades cognitivas de acordo com um padrão normal na sociedade. Uma política de saúde mental nas escolas tem como objetivo combater determinados problemas psicológicos decorrentes do ambiente escolar, a seguir veremos as recorrências mais comuns nas escolas que necessitam de uma abordagem voltada ao auxílio psicológico do aluno.
Bullying
O bullying consiste em práticas violentas fisicamente e psicologicamente contra determinado aluno ou grupo em virtude de uma não adequação do mesmo a determinado padrão estabelecido socialmente. Esse tipo de assédio é de difícil combate em especial pelo fato das vitimas frequentemente não relatarem os abusos ou insultos recebidos. O acompanhamento psicológico é indispensável nesses casos para evitar o desenvolvimento de traumas crônicos na criança.
Déficit de atenção e hiperatividade
O Déficit de atenção e a hiperatividade são síndromes que invariavelmente comprometem o desenvolvimento escolar se não forem tratados de maneira correta. O diagnóstico dessas síndromes são em geral concretizados após o encaminhamento dos educadores para um psicólogo, tanto o comportamento desatencioso com o hiperativo/impulsivo colaboram para uma personalidade mais forte e um grau de inteligência maior na criança, contudo a incapacidade de adaptar-se as regras da sociedade devem ser tratadas para evitar a exclusão do indivíduo dos processos de inserção social.
Álcool e drogas
Um dos mais graves problemas enfrentados pelas instituições de ensino brasileiras é a utilização cada vez mais precoce de diversas drogas lícitas (cigarro, álcool) ou ilícitas (maconha, crack, cocaína, metanfetamina, entre outros).
A falta de segurança e conscientização aliada à facilidade na aquisição desses produtos tornou o problema endêmico em muitas cidades, a vulnerabilidade emocional das crianças e jovens é um dos principais motivos que levam à utilização dessas drogas.
Criar projetos esportivos e culturais no ambiente escolar, conscientizar pais e alunos sobre o perigo do uso dessas substâncias, juntamente com um monitoramento regular da saúde mental dos alunos é a melhor forma de diminuir ou até mesmo erradicar o problema das escolas.
Ai são alguns exemplos de falta de saúde mental que podem ser relacionados a escola.
aqui o link da fonte:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/saude-mental-na-escola-o-que-deve-ser-combatido-no-ambiente-escolar/51507