Questão - Todos os anos, no dia sete de setembro, o Brasil comemora sua independência de Portugal. Entre as várias motivações que corroboraram para a efetivação desta ruptura, assinale a alternativa CORRETA.
A - O apoio dos cafeicultores paulistas que, em 1822, representavam o setor econômico mais dinâmico do país.
B - A adesão ao movimento de independência de todas as tropas portuguesas existentes no Brasil auxiliou os planos do príncipe regente.
C -A permanência em 1821 de D. João VI no Brasil, negando-se a retornar para Portugal, fortaleceu o ideário de independência.
D - O acatamento, por parte do príncipe regente, às ordens vindas de Lisboa que determinavam o seu retorno à Portugal, em setembro de 1822.
Respostas
A alternativa correta é a A.
Em 1820 eclodiu em Portugal a Revolução do Porto, que exigia o retorno da família real portuguesa ao país, além do rebaixamento do Brasil à condição de colônia novamente e uma série de outras reivindicações.
D. João VI retornou à Portugal, porém D. Pedro I recusou-se e, com o apoio de toda a elite rural brasileira, declarou independência do país, retirando-o oficialmente da tutela de Portugal.
Resposta: Vish colega a respostas era a Letra D! De qualquer maneira já faz um ano que a pergunta foi feita!
Explicação:
http://www.unemat.br/vestibular/downloads/vest_2008_1/documentos/vestibular_2008_1_gabarito_oficial_.pdf
http://www.unemat.br/vestibular/downloads/vest_2008_1/documentos/vest_20081_caderno_2.pdf
O café começou a ser plantado no Brasil no final do século XVIII (no Pará), mas só conheceu importância econômica durante o período regencial, logo não teve grande impacto na independência do Brasil!