Qual a diferença entre o lactato e o etanol, do ponto de vista do organismo em que há a produção?
Respostas
Fermentação láctica é o processo metabólico no qual carboidratos e compostos relacionados são parcialmente oxidados, resultando em liberação de energia e compostos orgânicos, principalmente ácido láctico, sem qualquer aceptor de elétrons externo. É realizado por um grupo de microrganismos denominado de bactérias ácido-lácticas, as quais têm importante papel na produção/conservação de produtos alimentares. Pode ser classificada em dois tipos, de acordo com a quantidade de produtos orgânicos formados: homolática e heteroláctica.
A Fermentação alcoólica é um processo biológico no qual açúcares como a glicose, frutose e sacarose são convertidos em energia celular com produção de etanol e dióxido de carbono como resíduos metabólicos. Como este processo pode ser realizado sem a presença de oxigênio é considerado um processo anaeróbico.
Tanto o lactato quanto o etanol são formados na respiração anaeróbica. No caso do lactato, este resulta da redução do piruvato a lactato sendo o piruvato o próprio aceptor final de prótons. O etanol, por sua vez, resulta da redução do piruvato em acetaldeído que será convertido em etanol sendo o acetaldeído o aceptor final.