Respostas
Células - Os cientistas relataram que as células estaminais adultas ocorrem em muitos tecidos e que entra diferenciação normal dos percursos de forma especializada, tipos de células do tecido em que residem. Células estaminais adultas podem também apresentar a capacidade de formar tipos de células especializadas de outros tecidos, que é conhecido como transdifferentiation ou plasticidade.
Em um animal vivo, as células estaminais adultas podem dividir por um longo período e podem dar origem a tipos de células maduras que tenham características, formas e estruturas especializadas e as funções de um determinado tecido. Seguem-se exemplos de percursos diferenciação de células estaminais adultas .
* Células-tronco hematopoéticas dá origem a todos os tipos de células do sangue: glóbulos vermelhos, os linfócitos B, linfócitos T, células natural killer, neutrófilos, basófilos, eosinófilos, monócitos, macrófagos e plaquetas.
* Células estromais da medula óssea (células mesenquimais) da origem a uma variedade de tipos celulares: células ósseas (osteócitos), cartilagem células (condrócitos), células adiposas (adipócitos), e outros tipos de células do tecido conjuntivo, tais como aqueles em tendões.
* Células neuronais no cérebro dão origem aos seus três principais tipos de células: células nervosas (neurônios) e duas categorias de células neuronais não-astrócitos e oligodendrócitos.
* Células epiteliais da mucosa do aparelho digestivo ocorrer em criptas profundas e dão origem a vários tipos de células: células absortivas, células caliciformes, células de Paneth, e células Enteroendócrinas.
* Células da pele ocorrem na camada basal da epiderme e na base dos folículos pilosos. As células epidérmicas dão origem a queratinócitos, que migram para a superfície da pele e forma uma camada protetora. As células foliculares estaminais podem dar origem tanto ao folículo piloso e da epiderme.
Plasticidade das células estaminais adultas e transdifferentiation. Uma série de experimentos tem sugerido que certos tipos de células estaminais adultas são pluripotentes. Esta capacidade de se diferenciarem em vários tipos de células é chamada de plasticidade ou transdifferentiation. A lista seguinte apresenta exemplos de plasticidade das células estaminais adultas que foram relatados durante os últimos anos.
* As células estaminais hematopoiéticas podem diferenciar em: três grandes tipos de células cerebrais (neurônios, oligodendrócitos e astrócitos), células do músculo esquelético, células musculares cardíacas e células hepáticas.
* Estroma da medula óssea podem diferenciar em células: células musculares cardíacas e células do músculo esquelético.
* Brain podem diferenciar em células estaminais: células do sangue e células do músculo esquelético.
A investigação atual visa determinar os mecanismos que subjazem plasticidade das células estaminais adultas. Se tais mecanismos podem ser identificados e controlados, existentes de células estaminais a partir de um tecido sadio pode ser induzido a repovoar e reparação tecidual de uma doença .