Respostas
Olá,
Os municípios cearenses fundados ainda no Período Colonial são Aquiraz, Fortaleza, Icó e Aracati.
O modelo de ocupação do território do Ceará, teve como referência a expansão da pecuária com a apropriação dos territórios indígenas e posteriormente com a agricultura de algodão, transformando o território em extensas fazendas, sem muita base legal, dificultando sua a definição política-administrativa.
Doadas em 1535 a Antônio Cardoso de Barros, este não teve interesse em coloniza-las, sendo somente em 1603, com Pero Coelho de Sousa feita a primeira tentativa de colonização portuguesa.
Na procura por minérios e na tentativa de apaziguar os indígenas locais e a presença de piratas europeus, Pero Coelho de Sousa percorreu o litoral cearense, fundando o Forte de São Tiago, às margens do Rio Ceará e o povoado de Nova Lusitânia.
Em 1612, sob o comando de Martim Soares Moreno, considerado o 'fundador' do Ceará, foi construído, às margens do Rio Ceará, o Forte de São Sebastião, local conhecido atualmente como Barra do Ceará.
Em 1654, com a tomada do forte holandês Schoonenborch pelos portugueses, este passou a ser chamado Fortaleza de Nossa Senhora de Assunção. Em volta dessa Fortaleza formou-se a segunda vila do Ceará, a vila do Forte, ou Fortaleza.