Respostas
a) Os primeiros encontros entre colonos e indígenas foram largamente cautelosos. Não exatamente hostis; num primeiro momento, os europeus estavam incertos sobre os povos e sobre aquelas terras, e os indígenas não sabiam bem se os europeus sequer eram humanos, considerando a possibilidade deles serem deuses.
b) As primeiras explorações foram dadas com a ajuda de alguns indígenas, conjuntamente com europeus especializados que buscavam ver o que aquelas novas terras tinham de recursos. As primeiras extrações de recursos foram dadas por trocas de coisas: Em troca de pau-brasil, os europeus entregavam coisas como espelhos, facas e bijuterias aos indígenas.
c) O Brasil sempre foi uma colônia de exploração. Com o país dividido em treze capitanias (Mais ou menos equivalente a um estado), cada capitão (líder da capitania) tinha a obrigação de providenciar uma boa parte dos lucros e recursos obtidos da exploração de suas capitanias para o país colonizador, no caso, Portugal. A economia inteira se baseava nisso, na exploração de recursos e venda/troca com outros países, principalmente com o país colonizador.
d) A sociedade desses séculos era escravagista, tradicional e marcada pelo advento da "cultura roceira", com a maior parte da população pobre, vivendo em casas muito simples, de barro, com ênfase nos costumes humildes. Mesmo os ricos e os nobres viviam em casas muito simples por fora, e de reativamente pouca mobília.