• Matéria: Biologia
  • Autor: taironenunes20p0er3s
  • Perguntado 7 anos atrás

Sabe-se que o sangue AB é considerado receptor universal, contudo ao se fazer uma transfusão de sangue, por exemplo, do tipo A para uma pessoa do tipo AB, o sangue doado tipo A não teria os anticorpos em seu plasma que poderiam coagular o sangue AB? Os anticorpos continuam "funcionando" depois que o sangue é recolhido nos hemocentros?

Respostas

respondido por: JhenifferVignati345
1

O portador do tipo AB+ pode receber de todos os tipos, AB - so pode receber de negativos. Pois possui aglutinogênio A e B, sendo assim sendo positivo, ja que nao possui aglutinina.

Seria sangue incompatíveis se no caso terem substâncias das hemacias (aglutinogênio) e plasma (aglutinina) que teria reações imunologicas.

Seria no caso os anticorpos que quando recebecem aglutinogênio não compativel, entraria meio que "em guerra" para defender o territorio de uma presença estranha. Com isso, se a pessoa receber uma tranfusão de sangue incombativel poderá ter sérios problemas com febre, coração acelerado e pode levar à morte.

Sim os anticorpos continuam "funcionando" até porque o plasma é a base liquída do sangue que é composto por 90% de água.

Perguntas similares