• Matéria: Física
  • Autor: vania373
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma das aplicações nobres da energia nuclear é a síntese de radioisótopos que são aplicados na medicina, no diagnóstico e tratamento de doenças. O Brasil é um país que se destaca na pesquisa e fabricação de radioisótopos. O fósforo-32 é utilizado na medicina nuclear para tratamento de problemas vasculares. No decaimento deste radioisótopo, é formado enxofre-32, ocorrendo emissão de ?

Respostas

respondido por: PRINTESgabriel
61

Se formos analisar a tabela períodica será possível notar que o fósforo precede o enxofre, o qual possui um próton a mais.

Nesse tipo de alteração apenas da párticula, ocorre o decaimento de um nêutron, formando um próton em seu lugar e emitindo uma partícula beta.

Portanto ocorre a emissão de uma paartícula beta.


Anônimo: Nada ver poha
PRINTESgabriel: Ôôôô Seu merd@! Se for pra comentar alguma bost@ aleatória pra ganhar ponto ou sei lá, vai comentar na PUT@ QUE TE PARIU, seu desgraçado infeliz pedaço de bost@ arrombado do c@ralho.
respondido por: feqr07
8

Resposta:

Partículas beta.

Explicação:

O enunciado indica que, no decaimento, o átomo de fósforo-32 (cujo número atômico é 15) é convertido em átomo de enxofre-32 (número atômico: 16). Portanto, durante o decaimento, o número de massa não sofre alteração, enquanto o número atômico aumenta em uma unidade. Isso somente é possível se o núcleo de um átomo emitir uma radiação do tipo beta, que apresenta massa 0 e número atômico -1 (-1β0).

Perguntas similares