“O índio [...] foi o responsável pela manutenção e limpeza não apenas das lavouras e propriedades de seus senhores, mas também de, literalmente, todo o povoado de São Paulo do Campo: seus caminhos, suas fontes, seus prédios públicos, seus largos, seus adros, seus muros. [...] escravo de não apenas seu administrador, mas de toda a sociedade não escrava do povoado, uma vez que o trabalho público era, pelo menos em tese, realizado para o bem do povo”.
Respostas
A questão a seguir está incompleta, segue abaixo seu complemento:
I. Desde o início da colonização portuguesa a produção açucareira brasileira utilizou a mão de obra indígena nos engenhos.
PORQUE
II. Ao contrário dos africanos, os indígenas realizavam atividades especializadas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são proposições falsas.
A alternativa correta é a E, devendo ser assinalada.
Ambas as assertivas são falsas. Isso porque a mão de obra indígena foi usada no início da colonização. Entretanto, dadas as implicações morais e religiosas sua utilização, ela foi substituída pela dos escravos importados da África.
A assertiva II também é falsa, uma vez que ambos realizavam atividades especializadas que não estavam necessariamente ligadas à escravidão.
Resposta:
Letra C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
Explicação:
Ao contrário do que se afirma, a utilização da mão de obra indígena não era especializada. Sua utilização foi substituída pelos africanos também porque “os primeiros escravos africanos começaram a ser importados em meados do século XVI; seu emprego nos engenhos brasileiros, contudo, ocorria basicamente nas atividades especializadas”. (texto-base, p. 111).