Diga quais críticas são apontadas pelo autor no conto Pai contra mãe? Escreva sobre elas e em quais personagens e situações do conto podemos identifica-las?
Respostas
O conto do Pai contra a Mãe foi escrito cerca de 18 anos após o fim da escravidão no Brasil, sendo o único livro, de autoria de Machado de Assis, que retrata sobre o tema.
A obra é contada em 3 º pessoa , e nesse sentido, a história acontece no Rio de Janeiro onde assim, o caçador de escravos fugitivos Cândido Neves, casa-se então, com Clara, mas por falta dos escravos ( uma vez que já houve a abolição) então o casal começa a passar por necessidades, até mesmo fome. Cândido então, sem ter como conseguir dinheiro, leva o seu filho à Roda dos Enjeitados, porém no caminho, encontra uma escrava fugitiva, e assim, decide que deve levá-la para o dono, no entanto. essa pede desesperadamente para que fique em liberdade, pois estava grávida e não desejava assim, ter um filho escravo.
Mas seu pedido não foi atendido e dessa maneira, a escrava aborta a criança, enquanto Cândido fica com o dinheiro.
A crítica então, está direcionada aos meios capitalistas e na coisificação dos homens transformando-os em peças que valem dinheiro. O autor também desenvolve perfis psicológicos, primeiramente relacionados ao lado otimista das coisas, bem como, egoístas.