O racismo institucional-RI se caracteriza por resultados distantes de suas causas (aparentemente neutras) ou barreiras ao acesso de paciente vulnerável ao estereótipo étnico-racial, de gênero e outros. Observe esta cena:
Sra. MCP, 51 anos, perdeu a filha com 34 anos de AIDS, sustenta, com uma renda mensal de R$ 500, 3 netos, sendo que 1 neto apenas aos 2 anos teve o diagnóstico de HIV e é deficiente visual. Mora na periferia de uma grande cidade.
Qual barreira ao acesso, o RI coloca para a Sra. MCP?
Escolha uma:
a. Serviços oferecidos em horários ou locais difíceis para o(a) paciente acessar. Pode ter medo cultural de mostrar fraqueza para outros e precisa de encorajamento e apoio do sistema de saúde e de ações intersetoriais
b. Equipe ignora necessidade do(a) paciente quanto ao alfabetismo em saúde ou alguma deficiência específica. Equipe pode ser ocupada ou apressada com pacientes que são percebidos como demandantes ou muito lentos para entender.
c. Sem agendamento de consulta para paciente estável (monitoramento). Paciente não estável e mesmo assim não consegue consulta. Não há triagem ou linha de aconselhamento até que a consulta aconteça.
d. Interface difícil com programa ou instituição para o(a) paciente acessar. Ausência de triagem ou linha de cuidado para ajudar o(a) paciente no tratamento até o resultado terapêutico satisfatório.
e. Equipe ocupada, não responsiva culturalmente. Informação dada para o(a) paciente sem esforço de avaliar o entendimento (inclusive quanto ao risco) ou a satisfação da necessidade da informação
Respostas
respondido por:
1
letra B... isto acontece a todo momento no dia a dia, q é um descaso
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás