(Obb2018)Doenças causadas por vírus usualmente são mais letais em seu surgimento do que após inúmeros surtos.
Uma provável explicação para esta redução da letalidade é:
a) aumento das taxas de mutações virais ao longo do tempo.
b) coevolução parasita-hospedeiro
. c) surgimento de novos tipos de agentes transmissores.
d) desenvolvimento de novos tipos de antibióticos que ajam sobre o metabolismo viral.
e) aumento da produção de toxinas pelas novas linhagens
.
.
.
Gente, pq a letra d ta errada?
.
O GABARITO É LETRA B.
Respostas
Primeiro, a letra d está errada, pois antibióticos agem sobre bactérias e alguns protozoários ( seres celulares) e não sobre o vírus.
A letra a está errada, pois altas taxas de mutações aumenta a patogenicidade do vírus uma vez que cria uma cepa modificada de micro-organismos o qual o indivíduo ainda não possuí anticorpos específicos.
Coevolução ocorre quando espécies evoluem de forma simultânea, ou seja, uma espécie exerce pressão evolutiva sobre a outra. Quando um indivíduo é infectado por um vírus, ele adquire defesa e imunidade contra esta cepa. O vírus, por sua vez, para entrar em atividade e reproduzir-se terá que sofrer mutações em seu material genético de forma a se diferenciar da cepa anterior (uma vez que o indivíduo possui defesas contra a primeira cepa viral.). Essa mutação viral provocará uma diferenciação desta em relação a anterior o que fará com que esta cepa seja patogénica. Essa cepa nova ao infectar o hospedeiro irá induzir o indivíduo a adquirir defesa contra essa nova forma viral. Assim ambas as espécies irão evoluir juntas e de forma que uma exercerá influencia sobre a outra. Por isso a opção B está correta.
A alternativa B é a correta.
Após inúmeros surtos o organismo desenvolve as chamadas células de memória contra patógenos, como os vírus, que desencadearão uma resposta imunitária muito mais rápida após um segundo contato com o mesmo patógeno. Ademais, o sistema imunológico humano, assim como todo o resto do organismo, está em constante evolução, como preconizou Darwin, buscando imunidade contra os mais perversos patógenos. Porém, tal evolução não garante proteção definitiva contra nenhum tipo de vírus, uma vez que se trata de organismos incessantemente mutantes. De todas as formas, tanto os vírus quanto o sistema imunológico humano estão em constante evolução para o enfrentamento entre si, por isso se fala em coevolução.
A letra D está incorreta porque antibióticos não combatem vírus, somente bactérias e alguns fungos