em que contexto socioambiental eclodiram os movimentos internacionais de defesa do meio ambiente
Respostas
A partir do momento em que a natureza começa a responder os abusos dos seres humanos, minorias motivadas pela mitigação dos impactos ambientais oriundos da degeneração do meio ambiente, buscam coibir grandes empresas e indivíduos em geral de macular a natureza.
Os movimentos em defesa do meio ambiente são herdeiros do contexto social dos anos 1960, com o Movimento Hippie, movimentos pacifistas de outros movimentos de contracultura, que contestavam a sociedade. Os movimentos ambientalistas surgiram nos Estados Unidos e logo se espalharam pelo mundo, firmando sua existência nos anos 1970.
A noção básica de que todos os seres humanos compartilham um planeta que tem recursos limitados vai ao encontro dos princípios do capitalismo. No entanto, os muitos relatos dos problemas causados pela poluição do meio ambiente e pela exploração excessiva dos recursos naturais deram mais força aos movimentos.
A partir dos anos 1980, a ONU passou a dar atenção específica aos problemas ambientais e muitos países passaram a criar leis e organismos legais para cuidar do meio ambiente. Mas ainda são as organizações não-governamentais que lideram a luta pela proteção e cuidado do planeta.