• Matéria: Ed. Física
  • Autor: gabrielforjaz18
  • Perguntado 7 anos atrás

Você está no processo de conclusão do curso na faculdade, cheio de prazos e tarefas a serem entregues. Existe o grande interesse em concluir com louvor os estudos, tendo em vista a inserção no mercado de trabalho por meio de um bom currículo e histórico acadêmico. Entretanto, no mesmo dia da entrega de um dos trabalhos fundamentais do curso, surge o convite para uma festa especial. Esta festa consiste no momento de homenagem a um grande amigo, o qual certamente ficaria decepcionado se porventura você não pudesse comparecer. Então, haveria agora uma escolha a fazer: concluir o trabalho da faculdade que ficou pendente ou ir à festa a qual foi convidado. O que você faria? Agora, a partir da situação problema, exponha as aplicações dos princípios utilitaristas na situação em questão. Reflita sobre quais critérios utilitaristas poderiam ser usados para definir sua escolha.

Respostas

respondido por: andressafreitas9
10
Bom, na minha opinião acho que nesse caso devemos agir com a razão .
Nos dias atuais o que conta muito em um currículo é um bom histórico acadêmico ,com boas notas e tal. E um trabalho mal feito ou deixado de entregar , de um certo modo acaba "corrompendo" esse histórico .
Tem um momento na vida em que devemos dar prioridade as obrigações , tal que se esse amigo for amigo de verdade ele vai entender sua situação e aceitar . Amizade não é sobre estar , é sobre ser..
respondido por: dienyfonda
12

Resposta:

PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO

O Utilitarismo tem como característica importante o uso da razão lógico-formal como meio de análise da realidade prática, no que tange às escolhas morais. É considerado bom aquilo que proporcione o maior prazer e bem-estar possível, e mau o que for contrário, ou seja, aquilo que produza dor. Contudo, é importante considerar critérios como durabilidade do prazer e da dor, extensão, intensidade, entre outros, para determinar o direcionamento da ação.

No caso da escolha entre a festa e os estudos, não é possível considerar apenas o prazer imediato (o que levaria necessariamente à festa), mas também as consequências a médio e longo prazos das escolhas. Desse modo, o utilitarista provavelmente abandonasse a festa para concluir os estudos, mas somente se estes estivessem vinculados a chances reais de que valores fossem agregados ao final do curso, ou seja, espera-se constantemente a recompensa pelo esforço.

Explicação:

Perguntas similares