Atente para trecho de texto a seguir: “A rede federal de educação sempre foi estratégica para o governo central na efetivação das políticas públicas da educação profissional. [...] No entanto, se percebe que a essência dessas instituições permanece presente, qual seja: o oferecimento de cursos profissionalizantes que atendam as demandas do mercado, proporcionando para sociedade uma rede escolar de melhor qualidade, e que esteja formando profissionais que ocupem vagas de trabalho”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Antônio Cardoso; CÓSSIO, Maria de Fátima. O atual cenário da Educação Profissional no Brasil. Acesso em 3 de out. 2018. Tendo em vista o dado trecho de texto e os conteúdos do texto-base Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, em relação ao discurso do empresariado nacional a respeito da Educação Profissional, analise as seguintes proposições: I. O receituário empresarial para a reforma educacional foi criticado pelo DIEESE, no que diz respeito ao discurso da escassez relativa de trabalhadores qualificados PORQUE II. a entidade afirma que esse receituário está carregado de sentido ideológico, na direção de pressões para exigir determinadas qualificações à formação da força de trabalho. A respeito dessas asserções, analise as alternativas que seguem e, na sequência, assinale a correta:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. E As asserções I e II são proposições falsas.
Respostas
I. O receituário empresarial para a reforma educacional foi criticado pelo DIEESE, no que diz respeito ao discurso da escassez relativa de trabalhadores qualificados.
CORRETO. No texto Educação profissional no Brasil: motivos socioeconômicos e ideológicos da política educacional, podemos observar que o DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (2011) afirma que existem problemas no recrutamento (das empresas) de certas ocupações.
II. a entidade afirma que esse receituário está carregado de sentido ideológico, na direção de pressões para exigir determinadas qualificações à formação da força de trabalho.
CORRETO. Ainda, para o DIEESE, o empresariado impõe pressões ao Poder Público no sentido de conseguir benesses relacionadas à diminuição dos custos produtivos e encargos trabalhistas.
Gabarito:
"A As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira".
Espero ter contribuído.