Ah! Bons tempos aqueles em que a gente podia reter os alunos que não estavam bem, de uma série para a outra!” – Falou efusivamente uma professora na reunião pedagógica, realizada com o objetivo de analisar os desempenhos dos alunos.
O diretor que acompanhava a reunião percebeu que outros professores acenavam positivamente quando da observação da professora, e percebeu também que seria urgente refletir sobre o significado da avaliação em um regime de progressão continuada. Esta reflexão poderia pautar-se por:
I – Imprimir à avaliação uma função formativa.
II – Considerar a avaliação como uma dimensão do projeto educacional.
III – Reforçar o caráter somativo da verificação dos desempenhos.
IV – Vislumbrar a avaliação como uma contribuição ao processo de construção do conhecimento.
Assinale, entre as alternativas apresentadas, a que expressa o significado da avaliação em um regime de progressão continuada.
Apenas III e IV.
Apenas a I.
Apenas a II.
Apenas I e III.
Apenas I, II e IV.
Respostas
I, II e IV.
A progressão acompanhada, visa estar presente na vida do aluno e do educador dentro do contexto escolar, não apenas nas questões inerentes a avaliação, mas sim no desenvolvimento do mesmo ao longo de sua jornada em formação.
Sabendo disso, a educação parte do pressuposto que os indivíduos em formação devem ter a experiência teórica de diversos tipos de saberes.
Deste modo, em determinados momentos a produção do saber docente teve um distanciamento dos acadêmicos.
Além disso, é importante que exista um programa adequado para o projeto curricular que deve incluir desde a educação infantil melhores condições para a formação básica do aluno, além de auxilia-lo na socialização ao longo de sua formação o auxiliará na vida fora da escola, seja sendo especializado em alguma profissão ou ocupando outros cargos.
Valeu!