• Matéria: Geografia
  • Autor: keuryly2010
  • Perguntado 7 anos atrás

GEOGRAFIA HUMANA: ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E CULTURAIS

Respostas

respondido por: Jucameides
3
A Geografia Humana do Brasil tem por objetivo analisar as características da população brasileira, a diversidade étnica e cultural, os aspectos socioeconômicos, o quantitativo e a distribuição populacional, a divisão regional, entre outros temas relacionados. Para entendermos a atual estrutura da população brasileira, é importante uma abordagem histórica da ocupação do país e a formação da identidade nacional. 

O Brasil é considerado um dos países de maior diversidade étnica do mundo, sua população apresenta características dos colonizadores europeus (brancos), dos negros (africanos) e dos indígenas (população nativa), além de elementos dos imigrantes asiáticos. A construção da identidade brasileira levou séculos para se formar, sendo fruto da miscigenação (interação entre diferentes etnias) entre os povos que aqui vivem. 

Além de miscigenado, o Brasil é um país populoso. De acordo com dados do último Censo Demográfico, realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total do país é de 190.755.799 habitantes. Essa quantidade faz do Brasil o quinto mais populoso do mundo, atrás da China, Índia, Estados Unidos da América (EUA) e Indonésia, respectivamente. 

Apesar de populoso, o Brasil é um país pouco povoado, pois a densidade demográfica (população relativa) é de apenas 22,4 habitantes por quilômetro quadrado. Outro fato que merece ser destacado é a distribuição desigual da população no território nacional. Um exemplo desse processo é a comparação entre o contingente populacional do estado de São Paulo (41,2 milhões) com o da região Centro-Oeste (14 milhões). 

O território brasileiro é dividido em cinco Regiões (Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul), que somadas apresentam 26 estados e 1 Distrito Federal. As Regiões brasileiras são estabelecidas pelo IBGE, cujo critério utilizado é agrupar em um mesmo complexo regional estados com semelhanças nos aspectos físicos, sociais, econômicos e culturais. Tal medida visa facilitar o desenvolvimento de políticas públicas no país. 


Boa leitura!
respondido por: reinaldoricarte
2

A Geografia Humana é o estudo das ações humanas no território, e como elas impactam o espaço habitado. Todas as ações antrópicas (ações causadas pelos homens) causam algum impacto no território. É do planeta terra que as sociedades retiram tudo que necessitam para suas próprias sobrevivências.

Aspectos econômicos - A geografia ocupa-se com a economia e desvenda de que forma como ela transforma o território humano. Como nos estudos de urbanização, agricultura, extrativismo, etc. A economia dos países também é considerada, a formação de blocos econômicos e estratégias geopolíticas.

Aspectos culturais e sociais - O homem organiza o espaço a partir de sua vida sociocultural. Temos a formação de territórios com vários simbolismos, sentidos culturais e informativos. Assim temos, por exemplo, a configuração de bairros, cidades e países. Cada qual com suas formas próprias de constituição da vida no território.

Para saber mais sobre a relação Estado-território https://brainly.com.br/tarefa/8416876

Anexos:
Perguntas similares