• Matéria: Pedagogia
  • Autor: rosicleidemoraes
  • Perguntado 7 anos atrás

Vimos que a psicologia do desenvolvimento se difere de outras áreas e campos do saber de dentro da própria psicologia, assumindo uma identidade própria. De acordo com Rappaport (1981) é a partir do aparelho subjetivo que o sujeito em desenvolvimento sofrerá diversas modificações ao longo de sua história. Muitas dessas modificações se devem à maturação do organismo, sua fisiologia, seu sistema nervoso e estruturação psicológica, sempre em contato com as demandas do meio cultural e social, que propiciam o surgimento de novos comportamentos.

RAPPAPORT, C. R. Introdução. In: RAPPAPORT, C. R; FIORI, W. R.; DAVIS, C. Psicologia do Desenvolvimento: teorias do desenvolvimento conceitos fundamentais. São paulo: EPU, v. 1, 1981.
​Considerando os objetivos da psicologia do desenvolvimento, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

Você esqueceu as alternativas mas vou te ajudar.

Alternativa 1: É incorreto afirmar que partimos do aparelho subjetivo porque a subjetividade é posterior. Partimos do que é inato.

Alternativa 2: É incorreto afirmar que as várias modificações que sofre o sujeito em desenvolvimento se devem a sua estruturação psicológica.

Alternativa 3: É incorreto afirmar que as várias modificações que sofre o sujeito em desenvolvimento se devem aos processos maturacionais.

Alternativa 4: É incorreto afirmar que são as demandas sociais e culturais que propiciam comportamentos determinados, porque essa é uma atribuição familiar.

Alternativa 5: É incorreto afirmar que são as demandas sociais e culturais que propiciam comportamentos determinados, porque essa é uma das atribuições da escola.


A alternativa 1 está correta.

Bem, o inatismo é superado a partir da observação dos fatos, assim como da construção do conhecimento no campo de pesquisa que deve ser colocado em prática com foco no embasamento teórico e prático.

Assim, o empirismo lida com a experiência, já a fenomenologia observa o desenvolvimento dessas ações e busca dar caráter cientificista para o trabalho, devendo ser uma união de dois fatos em prol de soluções úteis para o exposto.


Valeu!



Perguntas similares