Na figura abaixo - em anexo, é o raio do círculo maior e é o comprimento da tangente comum aos dois círculos menores. Então, a área assinalada, compreendida entre o círculo maior e os dois menores, é igual a:
Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Sabemos que o seguimento AB divide o diâmetro do círculo maior em dois segmentos que são os diâmetros dos menores.
Considerando o raio do círculo maior, o raio do círculo a esquerda e o raio do círculo a direita temos:
A área hachurada é calculada usando a área do círculo maior, tirando as duas áreas menores
Resta agora apenas calcular qual é a influência do valor de t (comprimento do segmento tangente AB) sob os valores de e
Vamos observar o círculo maior analiticamente. Considerando um círculo de raio r no centro de um plano cartesiano, AB paralelo ao eixo y e os diâmetros todos contidos no eixo x.
Observamos rapidamente que o valor de t é igual a duas vezes o raio vezes valor do seno do ângulo que parte do eixo x até o ponto A ou B, vamos chamá-lo de theta. Observamos também que o cosseno desse ângulo é a parte do diâmetro de que invade o lado positivo do eixo x, assim temos as seguintes relações:
*cos(theta) é positivo se a reta permanecer do lado direito da imagem
Agora relacionando os diâmetros e raios, temos:
Agora aplicando esta última equação na das áreas, temos:
Alternativa correta: C
Resposta:
A = πt²/8
Explicação passo-a-passo:
Dan eu estava observando suas brilhantes perguntas e encontrei uma solução bem simples para uma dessas. Estou lhe remetendo essa minha solução que talvez vc goste.
Traça o diâmetro interceptando a corda AB no seu ponto médio*. Liga o Ponto A às extremidades desse diâmetro e assim terás um triângulo retângulo, pois o ângulo A do triângulo é reto porque está subentendido por um arco de 180 e esse ângulo A recebe o nome de ângulo inscrito, formado por duas cordas. Todo ângulo inscrito é igual a metade do arco subentendido.
* intercepta no ponto médio porque existe um teorema que diz que quando o raio é perpendicular a corda divide esta ao meio. Sendo assim se a tangente às duas circunferências é t, então a altura do triângulo retângulo mencionado, relativa a hipotenusa mede t/2.
O diâmetro da circunferência média mede n e da circunferência menor mede m e da maior mede m+n.
O raio da circunferência média mede n/2, da circunferência menor mede m/2 e da maior mede (m+n)/2. Sendo assim, do triângulo retângulo formando, podemos escrever (t/2)² = m.n. Logo t² =4mn. Sendo assim 2mn = t²/2.
A área procurada é A = [(m+n)/2]²π – [(n²/4) π + (m²/4)π]
A = [m²π +n²π + 2mnπ – n²π – m²π]/4
A = 2mnπ/4, substituindo 2mn = t²/2, temos:
A = (t²/2)π/4
A = πt²/8