assinale a opção correta com relação à acentuação gráfica (a)eclipe com acento (b)juíz(c)agosto com acento (d)saída e*(e)intuito
Respostas
Olá, Ana! Segue a resposta com algumas explicações.
Resolução com análise das alternativas:
(a)eclipe com acento = eclípse (Incorreto)
Observação: O vocábulo "eclipe" inexiste na língua portuguesa, conforme atestado em consultas realizadas ao dicionário Aurélio, um dos dois mais tradicionais da língua portuguesa, ao lado do Houaiss, e ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), da Academia Brasileira de Letras (em anexo, segue a imagem do resultado da consulta ao VOLP). Assim, para efeito de análise da alternativa, será considerada a palavra eclípse, com acento agudo no "i", conforme depreendido da expressão "com acento".
Justificativa: A palavra eclipse é paroxítona, com a tônica, portanto, na penúltima sílaba: e-clip-se.
Assim, se se trata de uma paroxítona terminada em e, não pode ser acentuada, como indicado na alternativa, pois inexiste uma regra específica. Além disso, apenas as oxítonas terminadas em e são acentuadas (por exemplo: café, acarajé, fricassê).
===================================
(b)juíz (Incorreto)
Justificativa: Observe que há um hiato na palavra juiz, pois as vogais u e i ficam em sílabas diferentes caso feita a divisão silábica: ju-iz.
Há uma regra de acentuação que diz que apenas são acentuados i e u, nos hiatos, seguidos ou não de s, quando formarem a sílaba tônica. E, observando-se a palavra, verifica-se que, embora haja hiato e a vogal i integre a sílaba tônica, ela não está sozinha ou acompanhada de s, mas é sucedida pelo z e, por isso, não deve ser acentuada. A grafia correta seria juiz (a título de exemplo, segue o mesmo raciocínio a palavra ra-iz).
===================================
(c)agosto com acento = agôsto (Incorreto)
Justificativa: Trata-se de um caso semelhante ao do item a. A palavra agosto é paroxítona, com a tônica, portanto, na penúltima sílaba: a-gos-to.
Assim, se se trata de uma paroxítona terminada em o, não pode ser acentuada, como indicado na alternativa, pois inexiste uma regra específica. Além disso, apenas as oxítonas terminadas em o são acentuadas (por exemplo: ji-ló, co-cô).
====================================
(d)saída (CORRETO)
Justificativa: Observe que há um hiato na palavra saída, pois as vogais a e i ficam em sílabas diferentes, quando feita a divisão silábica: sa-í-da.
Há uma regra de acentuação que diz que apenas são acentuados i e u, nos hiatos, seguidos ou não de s, quando formarem a sílaba tônica. E, verificando-se a palavra saída, nota-se que o i forma a sílaba tônica (única letra nela existente) e compõe um hiato com a vogal a, razão pela qual será acentuado.
====================================
(e)intúito (Incorreto)
Observação 2: Em pesquisas realizadas, a fim de confirmar a existência ou não de duas alternativas corretas, constatou-se que esta pergunta era de um concurso público promovido por uma sociedade de economia mista federal. Tal fato inviabiliza a ocorrência de duas alternativas corretas, ao contrário de um simples exercício escolar. Prosseguindo-se nas constatações, verificou-se ainda que a alternativa (e) não foi grafada sem acento e com um asterisco (*) antes da alternativa que pouco esclarecia, tal como indicado no enunciado acima, mas sim a palavra nela existente “intúito” foi indicada com acento agudo em na vogal u. No Anexo 2, tem-se a imagem da pergunta como foi feita originalmente.
Justificativa: A palavra intuito é paroxítona, com a tônica, portanto, na segunda sílaba: in-tui-to. Também deve ser esclarecido que nela não há hiato (in-tu-i-to), mas sim ditongo. Em outras palavras, na divisão silábica, as vogais u e i permanecerão na mesma sílaba, razão pela qual não ocorrerá o caso de acentuação discriminado no item anterior.
Esclarecida a não ocorrência do caso de acentuação indicado no item d, deve-se acrescentar que intuito não pode ser acentuada na vogal principal do ditongo decrescente oral ui, porque inexiste uma regra para acentuação de paroxítonas em cuja sílaba tônica haja o referido ditongo (até o Novo Acordo Ortográfico, em 2009, havia regra somente para os ditongos abertos éi (i-déi-a) e ói (bói-a)) e não se acentuará a referida palavra. Nota-se, pois, que a acentuação do u (intúito) foi indevida, restando incorreta.
A título de ilustração, seguem o mesmo raciocínio de intuito, exposto acima, por exemplo, os vocábulos fortuito (for-tui-to) e gratuito (gra-tui-to), em que o acento é apenas de pronúncia no u e não marcado com acento gráfico, no caso, com o agudo(´).
Diante do acima exposto, afirma-se que a opção correta em relação à acentuação gráfica é a indicada na ALTERNATIVA (d).
Espero haver lhe ajudado e bons estudos!
Resposta: alternativa D
Explicação:
a palavra saída tem um hiato confia