Alguém poderia me ajudar com um pequeno resumo sobre cordas vibrantes e tubos sonoros? Tô teno muita dificuldade. Por favooor.
Respostas
cordas vibrantes =
Neste experimento foi utilizado um sistema composto por um alto falante, um gerador de frequência e um amplificador capazes de gerar ondas estacionárias em um fio qualquer, através das chamadas oscilações forçadas. Com o auxílio deste sistema, criou-se uma série de situações que diferiam entre si devido ao número de ventres presentes na corda e a tensão aplicada na mesma, e então analisou-se a dependência da frequência de vibração a cada um destes itens, simultaneamente ao comprimento e densidade do fio, sendo que esta foi determinada com o auxílio de uma trena e de uma balança semi-analítica, e também obteve-se a velocidade de propagação de uma onda em estado estacionário. Por fim, comparou-se os resultados obtidos em cada parte analisada.
tubos sonoros =
Assim como as cordas ou molas, o ar ou gás contido dentro de um tubo pode vibrar com frequências sonoras. Este é o princípio que constitui instrumentos musicais como a flauta, corneta, clarinete, etc. que são construídos basicamente por tubos sonoros.
Nestes instrumentos, uma coluna de ar é posta a vibrar ao soprar-se uma das extremidades do tubo, chamada embocadura, que possui os dispositivos vibrantes apropriados.
Os tubos são classificados como abertos e fechados, sendo os tubos abertos aqueles que têm as duas extremidades abertas (sendo uma delas próxima à embocadura) e os tubos fechados que são os que têm uma extremidade aberta (próxima à embocadura) e outra fechada.
As vibrações das colunas gasosas podem ser estudadas como ondas estacionárias resultantes da interferência do som enviado na embocadura com o som refletido na outra extremidade do tubo.
Em uma extremidade aberta o som reflete-se em fase, formando um ventre (interferência construtiva) e em uma extremidade fechada ocorre reflexão com inversão de fase, formando-se um nó de deslocamento (interferência destrutiva).
tubos abertos =
os tubos abertos possuem uma extremidade oposta à embocadura, ou seja, a entrada do ar aberta. A onda estacionária se forma no ar de seu interior, quando o tubo aberto ressoa.
Nas duas extremidades do tubo, ou seja, na embocadura e na extremidade aberta, há uma formação de ventres, isto é, uma interferência construtiva.
tubos fechados = Os tubos fechados possuem uma extremidade oposta a embocadura, ou seja, a entrada do ar fechada. A onda estacionária se forma no ar de seu interior, quando o tubo fechado ressoa.
Podemos perceber que junto à embocadura, há formação de um ventre, ou seja, interferência construtiva, e junto à extremidade fechada, ocorre à formação de um nó, ou seja, interferência destrutiva.