DUVIDAS SOBRE O TEXTO "UMA VELA PARA DARIO" ME AJUDEMM É PRA HJJJJ
1) Onde acontece os fatos narrados?
2) No conto, os fatos sao narrados em sequencia temporal e mantem entre si relaçao de causa e efeito. Por exemplo: Dario sentou na calçada, dois ou tres passantes rodearam e perguntaram se ele estava bem. Dario tentou falar, mas nao se fez ouvir, um senhor sugeriu que ele devia estar tendo um ataque de coraçao. Quais sao os outros fatos do conto dispostos em sequencia temporal e ligados auma relaçao de causa e efeito?
3) No conto, ha duas expressoes que marcam claramente dois periodos de tempo: o tempo que durou a agonia de Dario e o tempo transcorrido apos a sua morte. Que expressoes sao essas?
PARA HOJE GENTEEE ME AJUDA AII PFVRRR
Respostas
1) Na esquina de uma rua
2) "Ele reclina-se mais um pouco, estendido na calçada, e o cachimbo apagou. O rapaz de bigode pede aos outros se afastem e o deixem respirar"
"A velhinha de cabeça grisalha grita que ele está morrendo. Um grupo o arrasta para o táxi da esquina. Já no carro a metade do corpo, protesta o motorista: quem pagará a corrida? Concordam chamar a ambulância."
"A última boca repete Ele morreu, ele morreu."
"Um senhor piedoso dobra o paletó de Dario para lhe apoiar a cabeça. Cruza as mãos no peito. Não consegue fechar olho nem boca"
"Um menino de cor e descalço vem com uma vela, que acende ao lado do cadáver."
"Fecham-se uma a uma as janelas. Três horas depois, lá está Dario à espera do rabecão. A cabeça agora na pedra, sem o paletó. E o dedo sem a aliança. O toco de vela apaga-se às primeiras gotas da chuva, que volta a cair."
3) "Dario levou duas horas para morrer" "Três horas depois, la está Dario à espera do rabecão"
Espero ter ajudado!
ANÁLISE TEXTO
, "UMA VELA PARA DÅRIO "
➡️1) Onde acontece os fatos narrados
O s fatos acontecem em uma rua , ao dobrar uma esquina , DARIO passa mal . ➡️2) No conto, os fatos sao narrados em sequencia temporal e mantem entre si relaçao de causa e efeito. Por exemplo: Dario sentou na calçada, dois ou tres passantes rodearam e perguntaram se ele estava bem. Dario tentou falar, mas nao se fez ouvir, um senhor sugeriu que ele devia estar tendo um ataque de coraçao. Quais sao os outros fatos do conto dispostos em sequencia temporal e ligados auma relaçao de causa e efeito?
Os outros fatos são :
-
- Dario anda apressado, com um guarda-chuva no braço esquerdo.
- ao dobrar a esquina, diminui o passo para de andar , encosta-se a uma parede.
- A velhinha grita que ele está passando mal e está morrendo.
- O guarda aproxima-se do cadáver, mas não pode identificá-lo – os bolsos vazios sem documentos
- somem seus pertences , sapatos paletó ,aliança .
- -O último observador fala novamente – Ele morreu, ele morreu.
- Um menino traz uma vela, e acende ao lado do cadáver.
➡️3) No conto, ha duas expressoes que marcam claramente dois periodos de tempo: o tempo que durou a agonia de Dario e o tempo transcorrido apos a sua morte. Que expressoes sao essas?
São as seguintes expressões :
"Dario levou duas horas para morrer"
"Três horas depois, la está Dario à espera do rabecão"