• Matéria: Português
  • Autor: lucasfrancoo3279
  • Perguntado 7 anos atrás

É correto afirmar que o excerto lido é de fato programa de incentivo ao uso da língua portuguesa ou o autor tem outra intenção comunicativa ?

Respostas

respondido por: brendaisis
6

Encontrei a questão completa pra você, será adicionada ao fim da resposta.

Pode-se afirmar que uma importante intenção do texto além da evidenciada no questionamento é a de demonstrar que a língua deve ser utilizada para diferentes manifestações em diversos momentos da vida cultura de cada indivíduo, destacando a sua potencialidade em diferentes contextos.

O texto ainda relata o poder da linguagem para diferentes situações bem como para manifestação de realidades variadas dos indivíduos, sendo portanto uma forma singular de expressão no mundo.

O questionamento acima se refere ao seguinte texto abaixo:

"Potencialmente, todas as línguas de todos os tempos podem candidatar-se a expressar qualquer conteúdo. A pesquisa linguística do século XX demonstrou que não há diferença qualitativa entre os idiomas do mundo – ou seja, não há idiomas gramaticalmente mais primitivos ou mais desenvolvidos. Entretanto, para que possa ser efetvamente utilizada, essa igualdade potencial precisa realizar-se na prática histórica do idioma, o que nem sempre acontece. Teoricamente, uma língua com pouca tradição escrita (como as línguas indígenas brasileiras) ou uma língua já extinta (como o latim ou o grego clássicos) podem ser empregadas para falar sobre qualquer assunto, como, digamos, física quântica ou biologia molecular. Na prática, contudo, não é possível, de uma hora para outra, expressar tais conteúdos em camaiurá ou latim, siplesmente porque não haveria vocabulário próprio para esses conteúdos. É perfeitamente possível desenvolver esse vocabulário específico, seja por meio de empréstimos de outras línguas, seja por meio da criação de novos termos na língua em questão, mas tal tarefa não se realizaria em pouco tempo nem com pouco esforço.

"



Perguntas similares