qual a difereça entre transposons e plasmideos? quando vou usar um ou outro? qual a vantagem de um em detrimento do outro ?
Respostas
Transposons são seguimentos lineares do DNA capazes de mudarem de posição dentro do genoma e podem ser de dois tipos básicos: não replicativos e replicativos. Plasmídeos são pequenas moléculas circulares de DNA que representam o material genético dos procariontos. Não se pode confundir um com o outro, pois são coisas totalmente diferentes. Falar da vantagem de um sobre o outro não faz o mínimo sentido visto que são coisas diferentes que representam coisas diferentes e surtem efeitos diferentes. O transposons é um pequeno seguimento móvel do DNA enquanto o plasmídeo é o DNA inteiro de um ser procarionte. Os transposons podem estar presentes em células eucariontes ou procariontes, eles podem conferir variabilidade genética ao seres vivos e também estão relacionados a resistência adquirida por alguns procariontes aos antibióticos.
Transposons são segmentos de DNA saltadores ou saltitantes que se deslocam de um sítio a outro dentro do genoma, segundo a geneticista Bárbara McClintock que descobriu esses segmentos de DNA na década de 1940 ao estudar os padrões das cores do milho.
espero ter ajudado!